segunda-feira, 6 de maio de 2013

Nasa registra fortes explosões solares

Nasa registra fortes explosões solares
A agência espacial norte-americana (Nasa), divulgou neste domingo (5), o registro de uma forte erupção solar com poderosas chamas de radiação, ocorrida na última sexta-feira. A erupção foi considerada de nível médio.
O registro foi feito pela sonda da agência especial, Observatório de Dinâmica Solar (SDO), que participa de uma missão de cinco anos ao redor do Sol para estudar as atividades da estrela de nosso Sistema Solar.
As labaredas geradas pelo evento foram classificadas como M, o que significa uma explosão média, consideradas como as mais fracas capazes de causar algum tipo de efeito meteorológico espacial perto da Terra. Porém, quando são intensas podem causar distúrbios na atmosfera do nosso planeta, podendo prejudicar equipamentos eletrônicos, como satélites, GPS, além de transformadores e linhas de transmissão de alta tensão.
De acordo com a agência espacial, o aumento de tempestades solares deverá ser bem comum neste período, isso porque o Sol se aproxima do seu pico de atividade, chamado "máximo solar", o que ocorre em ciclos de 11 anos.  O auge desse período é esperado para o fim de 2013.
Erupção com 20 vezes o diâmetro da Terra
A Nasa divulgou no começo desse ano o registro de uma erupção solar ocorrida no dia 31 de janeiro, considerada de “pequenas proporções” com uma extensão de 257 mil quilômetros e quatro horas de duração, captada pela sonda “Solar Dynamics Observatory”.
Em comparação com a Terra, que possui um diâmetro aproximado de 12 mil quilômetros, a erupção foi vinte vezes maior que nosso planeta. Na imagem pode-se observar, em escala, a dimensão do evento emcomparação com o planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário