segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Biografia Werner Karl Heisenberg

O Werner Karl Heisenberg  Nasceu na Würzburg (Alemanha) seu pai  se chamava August Heisemberg e sua mãe se chamava Anna Wecklein.   No momento em que Werner nasceu seu pai estava prestes a evoluir de um professor da escola de línguas clássicas para ser nomeado como professor na Universidade de Würzburg. Pai de Anna, Nikolaus Wecklein, foi o diretor do Ginásio Maximilians, em Munique e foi enquanto August Heisenberg era um professor estagiário na escola que ele conheceu Anna. Agosto e Anna se casaram em maio de 1899. Werner tinha um irmão Erwin, nascido em março de 1900, que foi, portanto, quase dois anos mais velho que o tema desta biografia.


Werner Karl Heisenberg (Würzburg, 5 de Dezembro de 1901 — Munique, 1 de Fevereiro de 1976) foi um físico teórico alemão que recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1932 "pela criação da mecânica quântica, cujas aplicações levaram à descoberta, entre outras, das formas alotrópicas do hidrogênio".
Juntamente com Max Born e Pascual Jordan, Heisenberg estabeleceu as bases da formulação matricial da mecânica quântica em 1925. Em 1927, publicou o artigo Über den anschaulichen Inhalt der quantentheoretischen Kinematik und Mechanik, em que apresenta o Princípio da incerteza. Também fez importantes contribuições teóricas nos campos da hidrodinâmica de escoamentos turbulentos, no estudo do núcleo atômico, do ferromagnetismo, dos raios cósmicos e das partículas subatômicas. Teve ainda uma contribuição fundamental no planejamento do primeiro reator nuclear alemão em Karlsruhe e de um reator de pesquisa em Munique, em 1957. Muitas controvérsias envolvem o seu trabalho na pesquisa nuclear durante a Segunda Guerra Mundial.
Após a guerra, foi nomeado diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física, que mais tarde passou a ser denominado Instituto Max Planck de Física. Ele dirigiu o instituto até sua transferência para Munique em 1958, quando foi ampliado e renomeado Instituto Max Planck de Física e Astrofísica. Heisenberg foi ainda presidente do Conselho de Pesquisa Alemão, presidente da Comissão de Física Atômica, presidente do Grupo de Física Nuclear de Trabalho, e presidente da Fundação Alexander von Humboldt.
Bundesarchiv Bild183-R57262, Werner Heisenberg.jpg










Nenhum comentário:

Postar um comentário