quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Um cone duplo anti-gravitacional.

Objetivo
Mostrar um objeto que se desloca, aparentemente, contra a gravidade.

ObjetivoMostrar um objeto que se desloca, aparentemente, contra a gravidade.



Descrição
A figura acima mostra a montagem dessa experiência. O objeto que está sobre a rampa é feito com dois funís idênticos, colados um ao outro pela borda larga. A rampa é feita com dois bastões cilíndricos servindo de trilhos. Na parte mais alta a separação entre os trilhos é maior que na parte inferior.
Colocando o funil duplo sobre a rampa ele parece subir, contrariando a gravidade.

AnáliseLevantar um objeto significa alçar seu centro de gravidade para uma posição mais alta. Nessa experiência, enquanto o funil duplo parece subir a rampa, seu centro de gravidade desce.
A figura ao lado explica essa aparente contradição. Ao fazer a experiência observe cuidadosamente o que acontece com a linha horizontal que passa pelo centro de gravidade do cone duplo (seu eixo de simetria).

Material usadoDois funís de mesmo tamanho colados pelas bordas.
Dois bastões cilíndricos de madeira, plástico ou metal.
Apoios para os bastões.

DicasJunte essa experiência com outras sobre centro de gravidade que temos nessas sugestões.
Para que sua apresentação seja realmente um projeto de ciência enfrente o seguinte desafio: demonstre que o cone parece subir a ladeira quando
sen() < tg(/2) tg(/2), onde:
 é o ângulo do cone,  é o ângulo entre os trilhos e  é o ângulo entre o plano dos trilhos e o plano horizontal. Escreva essa demonstração com pincel atômico em um cartaz e exponha em seu estande na Feira.


Fonte
http://www.seara.ufc.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário