domingo, 28 de outubro de 2012

Pesquisa indica que penas em dinossauros serviam para atrair parceiros


 
Um estudo publicado no site da revista “Science”, nesta quinta-feira (25), por Cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá, e da Universidade Estadual da Flórida, nos EUA, indica que dinossauros usavam as penas, inicialmente, com o objetivo de reprodução.
 
O estudo foi produzido a partir da análise de três fósseis recém-descobertos no Canadá. Com idade estimada de 75 milhões de anos, os fósseis encontrados são de dois espécimes adultos e um jovem, da espécie Ornithomimus edmontonicus. 
 
Os pesquisadores encontraram vestígios que sugerem que os espécimes possuíam corpo coberto por penas curtas e suaves, porém um dos adultos possuía penas mais longas e mais desenvolvidas, nas patas dianteiras.
 
A descoberta sugere que a existência de penas mais desenvolvidas nos adultos está ligada a sua maturidade sexual, e servia provavelmente para cortejar uma fêmea, uma vez que o animal era grande demais para voar. Somente mais tarde, com a evolução, as penas serviriam para outros usos, como a regulação da temperatura corporal e para o voo.
 
O achado no Canadá é o primeiro do tipo, uma vez que a maior parte de fósseis de dinossauros com penas só haviam sido encontrados na China. 
 



Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário