sexta-feira, 12 de abril de 2013

Missão da Nasa vai capturar asteroide e trazê-lo à órbita da Terra

A Agência Espacial Americana apresentou planos para uma missão ousada: capturar um asteróide e trazê-lo para a órbita da Terra.
Parece filme de ficção científica. Mas uma animação mostra um projeto que a Nasa pretende tornar realidade nos próximos dez anos.
A missão é localizar um asteroide, próximo à órbita da Terra, e que seja relativamente pequeno: com sete metros de diâmetro e peso entre 500 e mil toneladas, no máximo.
A espaçonave não-tripulada terá uma espécie de rede gigante, para capturar o asteróide e rebocá-lo até a órbita da Lua. Lá, astronautas poderão estudá-lo de perto. E até separar pedaços que serão enviados para a Terra.
E, claro, um plano tão grandioso não vai custar barato: deve sair pelo equivalente a R$ 5,2 bilhões.
A Nasa explica que essa pesquisa é importante por vários motivos. Um deles é criar tecnologia que defenda a Terra, caso um asteróide entre em rota de colisão com o nosso planeta.
Justamente o que aconteceu em fevereiro, quando a explosão de um meteoro no céu, sobre a Rússia, deixou pelo menos 1.500 pessoas feridas.
Segundo a Nasa, o projeto vai desenvolver equipamentos que podem ajudar na primeira viagem do homem a Marte.
E pode ainda ser valioso para empresas de mineração. É que os asteróides são ricos em metais como ferro e níquel.
Denton Ebel é geólogo do Museu de História Natural de Nova York. Ele diz que este é o tipo de tecnologia que nós precisamos para proteger a vida no nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário