segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mars One planeja missão suicida para Marte


Bas Lansdorp, o holandês fundador da Mars One,disse recentemente ao site FoxNews.com que sua empresa está planejando uma missão tripulada para Marte. O detalhe é que a viagem é só de ida.
A empresa realizará um sorteio mundial em 2013 para selecionar 40 pessoas para sua equipe de treinamento. Esta equipe implantará uma colônia de testes em um deserto norte-americano durante três meses. Durante este período,a equipe deve ser reduzida de 40 para 10 pessoas.
Estas 10 pessoas restantes serão então enviadas até Marte em uma viagem só de ida.
“Nós enviaremos humanos para Marte em 2023”, disse ele ao site FoxNews.com. “Eles viverão lá pelo resto de suas vidas. Haverá um habitat esperando por eles e continuaremos enviando quatro pessoas a cada dois anos”.
O habitat será composto por diversas estruturas que a Mars One lançará antes de 2023. Em 2016, a empresa planeja lançar a primeira nave com suprimentos. Em 2018 será lançada uma sonda.
Lansdorp disse que o grupo com quarto pessoas coordenará os lançamentos, mas estas pessoas também trabalharão com os fornecedores para a nave e os foguetes. Por exemplo, a Mars One poderá usar o SpaceX Falcon Heavy, que está sendo desenvolvido como uma plataforma de lançamento para outras naves.
Para ajudar a financiar o projeto, Lansdorp disse que poderá haver um “reality show” baseado no processo de seleção e na implantação da colônia de testes. Paul Römer, co-fundador e produtor executivo do “Big Brother” é um conselheiro na Mars One. A lista de conselheiros também inclui o ganhador do prêmio Nobel Dr. Gerard ‘t Hooft e o analista Brian Enke, que estuda missões espaciais.
Mesmo com as complexidades do envio de humanos para Marte, a atenção está focada no fato de que a viagem será apenas de ida. Os selecionados para a missão não voltarão para a Terra, embora uma missão de resgate ainda não tenha sido totalmente descartada.
“Em teoria, deve ser menos complexo trazer as pessoas de volta à Terra depois que a colônia já tiver sido implementada em Marte”, disse Lansdorp ao FoxNews.com. “Entretanto, nosso astronautas estarão cientes de que a viagem será apenas de ida”.
Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar que pousou na Lua com Neil Armstrong, vem dizendo há muito tempo que a única forma de os humanos chegarem a Marte é planejar uma viagem só de ida.
Ainda assim, o projeto da Mars One deve enfrentar diversos problemas. Lansdorp disse que os colonos terão que cultivar vegetais usando um processo chamado hidroponia, que não usa o solo (foto).
A nave também terá que ser grande o bastante para acomodar os passageiros e o combustível necessário para que ela chegue até o planeta vermelho.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário