quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

NASA quer enviar novo robô a Marte em 2020

O Curiosity iniciou a missão em Marte no passado mês de agosto (foto AP)

A NASA tem previsto enviar um robô semelhante ao Curiosity para mais uma viagem a Marte em 2020, o projeto faz parte da estratégia que os Estados Unidos têm para o espaço e ao planeta vermelho, onde tencionam enviar uma missão na década de 2030.
«Temos toda uma nova missão para Marte e estou mesmo entusiasmado», disse John Grunsfeld, chefe de ciência da agência espacial norte-americana NASA, citado num artigo pela revista Nature.
O robô terá um estrutura igual à do Curiosity, que pousou em Marte, no passado dia 6 de agosto, onde procura vestígios da existência de vida passada. O novo rover vai aproveitar peças sobressalentes do Curiosity, o que permitirá à gastar menos 1000 milhões de dólares. Em vez de 2500 milhões de dólares (1930 milhões de euros), o aparelho irá assim custar 1500 milhões de dólares (1150 milhões de euros).
A agência norte-americana tinha pensado lançar um aparelho para Marte em 2018 o projeto acabou por ser adiado. «Podíamos ter pensado nalguma coisa para 2018, mas com o orçamento que temos não seria teria um programa científico tão bom», explicou Grunsfeld, citado pelo jornal britânico Guardian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário