sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Max Karl Ernst Ludwig Planck


Max Planck








Max Karl Ernst Ludwig Planck nasceu em Kiel, Alemanha, em 23 de abril de 1858, filho de Julius Wilhelm e Emma ( néePatzig) Planck. Seu pai era professor de Direito Constitucional na Universidade de Kiel, e depois em Göttingen.
Planck estudou nas Universidades de Munique e Berlim, onde teve como professores Kirchhoff e Helmholtz, e recebeu seu doutorado de filosofia em Munique, em 1879. Ele era Privatdozent em Munique 1880-1885, em seguida, Professor Associado de Física Teórica, em Kiel até 1889, ano em que ele conseguiu Kirchhoff como professor na Universidade de Berlim, onde permaneceu até sua aposentadoria em 1926.Depois disso, ele se tornou presidente da Kaiser Wilhelm Society para a Promoção da Ciência, cargo que ocupou até 1937. A Academia Prussiana de Ciências, o nomeou membro em 1894 e Secretário Permanente em 1912.
Primeiros trabalhos de Planck foi sobre o tema da termodinâmica, um interesse que ele adquiriu a partir de seus estudos com Kirchhoff, que muito admirava, e muito consideravelmente de leitura de publicações R. Clausius. Ele publicou trabalhos sobre entropia, na dade termelétricas e na teoria de soluções diluídas.
Ao mesmo tempo, também os problemas dos processos de radiação envolvida sua atenção e ele mostrou que estes deveriam ser consideradas como electromagnética na natureza. A partir destes estudos, foi levado para o problema da distribuição de energia no espectro de radiação total. As observações experimentais sobre a distribuição de comprimentos de onda da energia emitida por um corpo negro como uma função da temperatura foram em desacordo com as previsões da física clássica. Planck foi capaz de deduzir a relação entre a ener gia e a frequência da radiação. Em um artigo publicado em 1900, ele anunciou sua derivação da relação: este foi baseado na idéia revolucionária de que a energia emitida por um ressonador só poderia assumir valores discretos ou quanta. A energia de um ressonador de frequência v é hv , onde h é a constante universal, agora chamada a constante de Planck.
Este foi não só o trabalho de Planck mais importante, mas também marcou um ponto de viragem na história da física. A importância da descoberta, com seu efeito de longo alcance sobre a física clássica, não foi apreciado em primeiro lugar. No entanto, a evidência de sua validi ty gradualmente tornou-se avassaladora como a sua aplicação responsável por muitas discrepâncias entre os fenômenos observados e teoria clássica. Entre estas aplicações e desenvolvimentos podem ser mencionados explicação de Einstein do efeito fotoelétrico.
Trabalho de Planck sobre a teoria quântica, como veio a ser conhecido, foi publicado noAnnalen der Physik . Seu trabalho se resume em dois livros Thermodynamik(termodinâmica) (1897) e der Theorie Wärmestrahlung (Teoria de calor Radiat ion) (1906).
Ele foi eleito membro Exteriores da Royal Society, em 1926, sendo premiado com a Medalha Copley da Sociedade em 1928.
Planck enfrentou um período conturbado e trágico em sua vida durante o período do governo nazista na Alemanha, quando ele sentiu que era seu dever permanecer em seu país, mas era abertamente contrário de algumas das políticas do Governo, nomeadamente no que respeita a persecuti sobre o judeus. Nas últimas semanas da guerra, ele sofreu grandes dificuldades depois de sua casa foi destruída por um bombardeio.
Ele era reverenciado por seus colegas, não só para a importância de suas descobertas, mas por suas qualidades pessoais. Ele também era um talentoso pianista e diz-se que em um tempo considerado música como uma carreira.
Planck foi casado duas vezes. Após a sua nomeação, em 1885, para Professor Associado em sua cidade natal Kiel ele se casou com um amigo de infância, Marie Merck, que morreu em 1909. Ele se casou novamente seu primo Marga von Hösslin. Três de seus filhos morreu jovem, deixando-o com dois filhos.
Ele sofreu uma tragédia pessoal quando um deles foi executado por sua participação em uma tentativa frustrada de assassinar Hitler em 1944.
Ele morreu em Göttingen, em 4 de outubro de 1947.
De Palestras Nobel , Física 1901-1921 , Elsevier Publishing Company, Amsterdam, 1967
Esta autobiografia / biografia foi escrita na época do prêmio e publicado pela primeira vez no livro da sérieLes Prix Nobel . Mais tarde foi editado e republicado em Palestras Nobel . Para citar este documento, sempre indicar a fonte, como mostrado acima.
FONTE
MLA estilo: "Max Planck - Biografia". Nobelprize.org. 10 de novembro de 2012 http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1918/planck-bio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário