quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Steve Jobs

Steve Jobs foi um dos maiores empresários do mundo, co-fundador de uma das mais importantes empresas de informática do mundo, a Apple. Na qual a sequência de sucessos impressiona, em uma época em que ícones da industria da tecnologia desmoronam. Pelo menos cinco vezes a empresa revolucionou o mercado com suas grandes atrações: Apple II, Macintosh, iPod, iPhone e iPad. Confira logo abaixo algumas das grandes invenções de Jobs.

Steve Jobs sempre foi um homem que levava suas idéias adiante e foi por essa capacidade de seguir em frente que, seu sócio, Steve Wozniak construiu o Apple II, no entanto, fora Steve que colocara as engrenagens para funcionar e, essa união de duas pessoas tão diferentes tornou possível o surgimento da era da computação pessoal.
Na metade dos anos 70, os enormes computadores ficavam em salas refrigeradas, onde eram operados por diversos especialistas. O Mits Altair era o único computador que podia ser chamado de pessoal, o qual Bill Gates criou seu primeiro software comercial. Contudo, este computador era comercializado desmontando e não possuía aplicativo e apenas contava com um mostrador numérico para mostrar informações.
Desse modo o projeto de Wozniak que Jobs transformou em sucesso, o Apple II foi o primeiro computador pessoal que realmente cumpriu seu papel, porém, logo viera a concorrência, entretanto, por contar com gráficos coloridos a liderança de mercado continuou sendo da Apple.

Veja algumas invenções de Steve Jobs:

- Em 1984 houve uma revolução no modo de operação do computador com o surgimento do primeiro computador com mouse, que facilitou enormemente as aplicações a gráficos, fotos e ilustrações, esta foi a segunda invenção revolucionária de Steve. Sucesso até os dias de hoje.

- Em 2001, Steve Jobs confiou ao engenheiro Jon Rubistein a difícil tarefa de desenvolver um aparelho que reproduzisse músicas, algo que pudesse levar para qualquer lugar e que fosse de bolso, nascia então o iPod. Alguns aparelhos daquela época armazenavam os arquivos em chips de memória e tinham uma capacidade de dois álbuns no máximo, outros utilizavam CDs que, eram grandes demais.

- Mas, em um laboratório da Toshiba, Rubinstein encontrou uma solução maravilhosa para o armazenamento das músicas. Os japoneses haviam criado um disco magnético muito pequeno e com uma capacidade grande de armazenamento. Lançado em 2001, o primeiro iPod tinha a capacidade de armazenar mil músicas. E além dessa inovação ele possuía também a interface com o usuário baseada no botão circular: click Wheel.

- Em 2003, com o bem sucedido lançamento do iPod, Jobs cria a loja iTunes a qual oferecia músicas para venda por download, com um sistema que evitava cópias não autorizadas. Hoje em dia a loja iTunes foi expandida para 24 países e também vende filmes.

- Em 2007 mais uma vez Steve Jobs revoluciona o mercado com sua quarta invenção, quando o iPhone sacudiu o mercado de smarphones. Esses celulares antes dele, dependiam de um teclado físico ou de uma canetinha para serem comandados pela tela sensível ao toque. Eram raros os usuários que instalavam aplicativos no smartphone antes do iPhone, com a App Store, a Apple começou a selecionar e vender os aplicativos, o que trouxe confiança aos usuários, os quais começaram a baixar esses programas.

- Em feveiro de 2010, a quinta invenção de Jobs foi o iPad, o qual surpreendeu a quase todos quando foi apresentado. A idéia de um computador em forma de uma prancheta é anterior a dos telefones celulares e pcs, pois em 1969, o filme 2001: uma odisséia no espaço, dirigido por Stanley Kubrick, mostra os tripulantes utilizando de computadores como os tablets atuais. Muitas empresas tentaram tornar realidade esse projeto, porém foi a Apple a primeira a ter sucesso, com a disponibilidade de componentes miniatuzados permitiram construir um tablet, leve e fino e capaz de funcionar durante muitas horas com uma carga de bateria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário